DESCRIÇÃO
Foi no ano 1984 que o Brasil começou a notar a existência dos desenhos animados japoneses. Muito diferente do que importávamos dos Estados Unidos, as histórias japonesas, não necessariamente eram sobre cultura japonesa, e não eram histórias fechadas em cada episódio. Muitas eram como sagas que se estendiam continuamente, abordando de tudo: ficção científica, fantasia, história, e muita aventura.
Era impossível não notar o quão essas obras eram especiais. Nos anos 90 vieram as séries live action dos Super Sentai e afins como Changeman, Flashman, Jaspion, Kamen Rider, e o grande marco da mudança, o desenho dos Cavaleiros do Zodíaco, tão cheio de ação e tão fora do comum que conquistou os corações dos jovens.
Com vontade de saber mais, Denison Guizelini se aprofundou no bairro da Liberdade e encontros de fãs da Gibiteca Henfil, onde conheceu obras inéditas no Brasil. Como existiam muitos animes sobre o cotidiano comum das pessoas e a história do Japão, começou a se interessar pela cultura nipônica até se apaixonar complemente, levando a se aprofundar no tema.
Muito além de entreter, os animes e mangás foram responsáveis por fundamentar sua personalidade e caráter, levando-o a ser um divulgador da cultura pop japonesa e agora, apresentar parte do que conhece nesse livro.
EXPEDIENTE
Publicação: COOP Editora. Autor: Denison Guizelini. Diretores: Cleber Marques, Pedro Fortunato. Produção Editorial: Cleber Marques. Capa: Maike André. Diagramação: David Vieira. Revisão: Rafael Belmonte, Marcio Mageski, Pedro Fortunato.
GALERIA
Quer conhecer um pouco mais sobre o livro Do Clássico ao Pop e Aos Esportes? Então se liga nessa galera de imagens com algumas páginas: